sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Há Futuro para a Europa?


“Rasgar a Indiferença” é o mote para o Ciclo e Conferências, promovido por Jorge Roque da Cunha, que esta quinta-feira, 13 de Outubro arrancou com casa cheia no Hotel Sana, para ouvir o Eurodeputado Carlos Coelho abordar o tema “Há Futuro para a Europa?”.
Em jeito de preâmbulo, Carlos Coelho aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido por Jorge Roque da Cunha, enquanto Deputado eleito pela JSD, no âmbito da toxicodependência, onde elaborou o primeiro relatório sobre esta matéria.
Carlos Coelho defende que a União Europeia tem futuro. No entanto, subsistem três importantes desafios:
     Em primeiro lugar, as questões relacionadas com a segurança dentro do espaço europeu, ou seja o controlo das fronteiras da Europa. Sendo este também um problema jurídico, o Eurodeputado defende que tem de haver uma partilha de informação e confiança recíproca entre os Estados Membros, tendo em vista a livre circulação dentro da União europeia;
2    O segundo desafio é de matriz económica, já que nos deparamos com uma enorme crise financeira que gera, consequentemente, uma crise sistémica. Efectivamente, alguns países da União europeia não fizeram o trabalho de casa, afectando as economias dos restantes países membros. Contudo, segundo Carlos Coelho, a moeda única não está em causa. É necessária a adopção de medidas que passam pelo reforço do sistema bancário, bem como a sua credibilização para resolver a crise económica. Nas palavras do Eurodeputado: “Temos que crescer para criar emprego”;
3   Por último, o terceiro desafio prende-se com uma questão de poder. Isto é, às instituições comunitárias deverá ser conferido poder decisório.
Carlos Coelho terminou salientando que existe futuro para a Europa. O Eurodeputado aproveitou para enfatizar que “a União faz a força. Apenas devemos ‘puxar’ todos para o mesmo lado, sendo que o futuro da Europa é do nosso interesse”.

Sem comentários:

Enviar um comentário